Semana passada passeando por um blog encontrei orientações para construir um catálogo de serviços.
“Oba, esse é um assunto que está bombando“, pensei. Vou ler.
Ploft. Tomei um susto.
Senti-me um verdadeiro ignorante.
RTB, GTB, TTB, fit for purpose, fit for use, core business, batch, bla bla bla.
Katzo, eu entendi bem pouco das orientações. Creio que moro na classe “baixo nível corporativo”.
Então pensei que talvez eu não esteja sozinho. Imaginei: por que não arriscar escrever algum catálogo aqui, de maneira simples e compreensível pelos meus pares de classe?
Claro, meu cunhado detestaria, pois acha que entrego meu conhecimento de graça, mas… Sou tal qual a fábula do escorpião, não há como mudar minha natureza.
OK, lá vou então. A cada artigo sobre o tema, incremento o catálogo e espero ler sugestões, num procedimento relativamente interativo – na medida do possível.
E obviamente, vale sentar o sarrafo, apresentar críticas e discordâncias. Não sou de açúcar, encaro bem o feedback.
Mas convém lembrar que não estou escrevendo segundo as melhores práticas do ITIL, ou a metodologia da ISO, ou do framework COBIT etc.
Assim, os ortodoxos que me perdoem, mas recuso comentários do tipo “– Isso pode“, “– Isso não pode” etc.
Mas vale “– Acho que isso funciona” ou “– Acho que não vai funcionar por que…“.
Beleza?
Primeira parte – capa e revisão
Hahaha, hoje não vai ter muita coisa, exceto:
CAPA – indica do que se trata o documento, qual a sua última atualização
REVISÃO – já pela sua existência, pressupõe que o documento será revisitado periodicamente para analisar sua atualidade, se tem itens obsoletos (e que foram removidos, sendo citados aqui), se algo foi acrescentado etc.
Convém lembrar que o nome da nossa empresa fictícia fica desde já identificada como TRILEGAL BAH!
(De onde o Cohen tirou essa?)
A empresa presta serviços de infraestrutura de TI.
Sim, não vai se encaixar perfeitamente para um banco, indústria ou outro ramo de atividade. Mas também, de graça, que mal há? Talvez você até mude de firma e leve junto esse catálogo!
Abrazon e clique na imagem ao lado para fazer download da nossa primeira versão.
ATENÇÃO:
Todas as críticas são muito bem-vindas!
El Cohen
Depois do treinamento de ITIL e de ler o seu livro, é exatamente a abordagem do catálogo de serviços que eu estou estudando. Seu post veio em muito boa hora e aguardarei ancioso pelos próximos, inclusive talvez arrisque alguns pitacos!
Um grande abraço!
Rovilso
PS: seu livro é muito bom. Está me ajudando bastante e despertando novas idéias!
Faço o meu comentário baseado no comentário do Rovilso.
Estou no mesmo barco que ele….
Este post veio em ótima hora… pois neste momento estou elaborando um catálogo de serviços pra ver se entendi os conceitos de Itil e de quebra verificar o quanto absorvi de conhecimento sobre o livro.
PS: CTRL+C CTRL+V do Rovilso de novo!!!!
Inclusive consegui vender a idéia do Service Desk para minha gerente de TI… estou elaborando o projeto.
Hehehehe.
Fico feliz com esse tipo de retorno.
Bamo que bamos, fiquem “conectados”, hohoho.
Abrazon
EL Co
Cohen, só para informar que finalmente adquiri seu livro.
A Editora Novatec foi bem rápida. Pois comprei anteontem e chegou ontem.
Livro muito bom por sinal. Obrigado!
Salve, Marcos!
Aliás, a NOVATEC é muito competente não só com os leitores, mas com os autores também.
Recomendo!
🙂
E obrigado por adquirir o livro, hehe.
Cohen
Muito show esse blog!