No dia 13 de maio, uma 4a-feira, realizei duas palestras na FATEC (Faculdade de Tecnologia) de São Caetano do Sul, São Paulo durante o último dia da semana de tecnologia.
Convidado pela persistente professora Rosangela Kronig que, de maneira incansável, batalhou junto com profa. Maria Márcia Matos Pinto para que seus alunos tivessem a oportunidade de ter um autor em sala de aula 😉
Acreditem, colegas profissionais de suporte:
A FATEC tem uma disciplina EXCLUSIVA de semestre inteiro para Help Desk e Service Desk.
Significa que os estudantes compreendem na sua formação a importância que existe em realizar um bom atendimento para que o negócio da empresa evolua com a maior eficiência possível.
A primeira das palestras aconteceu às 16:00. Fiquei atônito, pois acostumado a conversar com colegas da área corporativa, deparei-me com uma turma de camiseta de manga física, chinelos, trinta piercings no nariz etc.
Um choque. No bom sentido.
Por que pude me despojar daqueles resguardos tradicionais que mantemos quando falamos para colegas. Fiquei à vontade para abrir o verbo, falar palavrão, ironizar etc. Joguei as convenções pro outro lado do muro e debati com a gurizada até por que fui de camiseta em vez de paletó e gravata (a minha esposa mandou, pois disse que faculdade não é lugar de perder tempo com convenções, é lugar de fervilhar ideias e conceitos).
Foi legal também encontrar meu livro cheio de anotações, hehehe.
Tive a esplêndida colaboração do Mahau (ou Marrau? – vide foto abaixo) que me auxiliou nas explicações sobre o significado de como as competências interpessoais fazem a diferença no atendimento. Ele era o bom exemplo e eu, sic, o mau. Acho que ele gostou pois apareceu na segunda palestra que aconteceu à noite.
E lá pelas 19:00, com uma feroz concorrência de outra palestra que falava sobre games, eu enchi a sala e repeti o papo. Desta vez a turma era mais madura, o que me trouxe para um espaço mais conhecido e íntimo.
Ainda assim, estava de camiseta e consegui despir a formalidade (hein, pescou a relação “camiseta x despir formalidade” ??!!).
Posso dizer que nossa comunidade passa por transformações. E que promovem nosso crescimento e progresso.
O HDI realizou seu segundo Congresso. Debaixo dum momento de crise na economia. Há algumas semanas expliquei suporte técnico para uma turma de 14 anos do Colégio São Francisco.
E agora, estava numa faculdade que tem uma disciplina somente para tal tema!
Mas hein?
Se você é meio cético, creio que tais provas prenunciam que esta realmente é uma boa carreira a seguir.
Abraços,
El Cohen
PS: Várias fotos do evento em https://bit.ly/RMAR2
PS 2: A administração da FATEC São Caetano do Sul que propiciou esse momento é comandada por Adriane Monteiro Fontana que, por uma felicidade, é conterrânea gaúcha lá de Santa Maria