E já que no último artigo (Ferramenta indispensável para um KBA) sobre o Aulete Digital, um dicionário gratuito e que pode e deve ser usado pelo KBA (Knowledge Base Administrator) para revisão de documentos, segue uma nova dica.
Há muito existe uma demanda apontada pelos profissionais:
Onde encontrar uma base de conhecimento pronta, ready-to-use, que dispense o longo processo de criação e manutenção?
Algo que possa ser acoplado ao sistema de Help Desk e Service Desk com os principais tópicos sobre Microsoft Office, Windows Vista e outras aplicações como produtos da Corel, Lotus, Adobe, Photoshop, Outlook e uma vasta lista de aplicações.
E para sua surpresa, ou não, ela existe!!!
É claro que existem bases de conhecimento prontas para uso.
Dispensam você de criar item-a-item, “terceirizando” a organização desse conhecimento tão comum e permitindo dedicar-se somente ao conhecimento que é exclusivo de sua organização.
Quer conhecer uma? KnowledgeBroker Inc.
Uma empresa especializada no assunto. Trocentas bases de conhecimento prontas e compatíveis com ferramentas como Altiris, BMC Software, Remedy, CA, Peregrine etc.
Se você visitar o site, ainda ganha de inhapa uma lista de vantagens de possuir uma base de conhecimento organizada e atualizada:
- melhor suporte técnico
- diminuição no tempo de espera (do técnico que “vai-ver e já retorna”)
- respostas imediatas para FAQs
- redução no volume de incidentes ao Help Desk
- Diminuição no tempo das ligações
- Facilidade de treinamento
- bla-bla-bla (que aliás você encontra documentado no meu livro Implantação de Help Desk e Service Desk e em português)
Porém…
NÃO TEM NADA EM PORTUGUÊS
(Ao menos eu não encontrei informações sobre isso no site do fabricante/desenvolvedor citado)
E aí eu pergunto:
Seu usuário utiliza Windows Vista em português ou inglês? Se for o segundo caso, maravilha. Contrate e acople a base de conhecimento fornecida ao seu produto de registro de incidentes e, quanto o usuário indicar a mensagem em inglês, você tem a solução ou esclarecimento num “vupt“.
E Cohen, vamos mais além, por que não tem em português?
Daí é preciso visitar a Wikipedia, verbete List of languages by total number of speakers.
Veja o gráfico abaixo dos idiomas mais falados em todo o mundo (clique nele para expandir):
Já aviso que a “barrinha em verde” é exatamente o que você está pensando:
A quantidade de pessoas que falam português
Ora, por que alguém faria uma base de conhecimento cujo vida útil é pequena, em função de tantas inovações e diante do frenético lançamento de versões, para o OITAVO idioma mais falado no mundo?
Sudae, brother…
So sorry, mas economicamente eu acho inviável aparecer algo assim. Pode ser que apareça um maluco e nos surpreenda, vendendo uma base de conhecimento confiável, ou reduzida, mas…
Até agora, nadicas.
Abraços e vejo você por aqui:
28/04 – palestra no Colégio São Francisco pros estudantes
12/05 – Help Desk Day em Porto Alegre
13/05 – FATEC São Caetano do Sul – palestra dupla aos estudantes
14/05 – HDI Congresso Internacional – palestra quebrando paradigmas
28/05 – Curso de gestão em suporte técnico para empresas de tecnologia
11/08 – Sucesu SP – palestra
El CO