Apesar do assunto não ser Help Desk (classifiquei na categoria PEPSI TWIST LIGHT), quero compartilhar com os amigos minha experiência de voo com a Azul.
Compartilhar o que passei possa ser útil para os colegas, quiçá.
Primeiro lugar, o preço. Baratíssimo. Porto Alegre a São Paulo, ida-e-volta, por R$ 160. Já com as taxas de embarque! O ônibus, só de ida, no convencional, custa R$ 140.
A IDA
Embarque em Porto Alegre, ingresso no aeronave. Aquele cheirinho de novo, bancos sem um arranhão, braços das poltronas todos firmes (diferentes de outras empresas aéreas que andam por aí).
Ao ingressar na avião, uma aeromoça oferece copo de água mineral.
Durante o voo, é um jato. Nada a comentar. Exceto que são apenas duas fileiras de bancos – ninguém senta no meio – a distância da poltrona da frente é agradável. Ao contrário de outras empresas.
O serviço de bordo funciona assim:
- A aeromoça passa perguntando o que vamos beber. Dali a pouco, retorna com uma bandeja cheia dos líquidos e vai distribuindo. E entrega a lata inteira de Coca-cola zero, ao contrário de outras empresas (jargão!).
- Passa outra com uma cesta cheia de batatinhas chips, waffers, amendoins e vários outros produtos. Ela ainda argumenta: “– Só isso senhor?“, “– Pegue mais, leve pra casa.” Vocês sabem que empresa ela está provocando, né? Aquela que só oferece barrinha de cereal e amendoim.
- Depois de tudo, cafezinho…
A chegada em Viracopos, Campinas, é normal. Só achei esquisito não ouvir a reversão do jato. Parece que pousa e reduz a velocidade só na base dos freios.
Em seguida, ônibus DE GRAÇA (meus olhinhos brilham nesse trecho) para São Paulo. Com DVD, ar condicionado, espaçoso e novo. Bem agradável.
O lado ruim é que o desembarque fica no shopping Villas Lobos, meio contra-mão na city de São Paulo.
A VOLTA
Acordei cedo no hotel e me fui pro shopping às 06:30.
Cheguei em 15 minutos e…
Katzo, uma fila enorme. Pra pegar o ônibus com destino à Campinas.
Fatos complicadores:
- O embarque fica fora da área do shopping. Ou seja, estamos abandonados ali. Quem desejar fazer um arrastão no fim da fila, levantará uma grana legal.
- E se chove? Se cai água, nos yudemos todos, pois já imaginou guarda-chuvas pra proteger malas, gente etc.?
- Pior: eles embarcam um ônibus depois do outro. Havia dois estacionados, mas primeiro enche o da frente; depois o segundo. Será complicado dizer: “– Os 40 aqui da frente vão naquele ônibus e os outros 40 aqui já vão embarcando no ônibus de trás?”
Em Viracopos (Campinas) parece que a turma também não está preparada para tanta gente (a Azul está voando para inúmeros destinos, usando esse aeroporto como base).
A passagem pelos aparelhos raios-X é morosa e chata.
A sala de espera é novinha e bem agradável.
CONCLUSÕES
- É uma nova força no campinho. Vai ajustar novos padrões.
- Os aviões são novíssimos (Embraer). E o voo é muito tranquilo.
- Chegar em Sampa é barbada.
- Sair de Sampa com a Azul, nem pensar. Somente por outra companhia.
- Se o destino não for Sampa, aproveite os preços baixos!
Abraços
El Cohen