Em todos os ambientes sempre existem correntes de pensamento diferentes. Nem por isso excludentes ou adversárias.
Volta e meio tento me analisar e “rotular” para ver onde, creio eu, estou. Vejo os tecnicistas de Help Desk e Service Desk discutindo expressões e o significado delas. Vejo o pessoal da área empírica dizendo que o valor do negócio é a experiência já adquirida. Tem o pessoal da área financeira/econômica que vê tudo quase como uma relação custo/benefício.
Eu me encaixei na corrente filosófica, hehe. Fugindo do sofisticado e descendo ao básico para entender os porquês das coisas.
Tudo isso é pra falar do artigo do LIM no Baguete Diário, cujo título é homônimo deste que criei (depois dele).
Pra quem não o conhece, Luiz Inácio Meinerz é o CIO da Bausch & Lomb, provavelmente a fabricante das suas lentes de contato (se você usa), ou distribuidor do seu óculos de sol Rayban (esse todo mundo tem). Um sujeito com cancha no mercado e uma visão que admiro bastante, pois é simples, direto e esperto.
O artigo do LIM é um arrazoado bem organizado dizendo que “alinhar TI com o negócio é besteira“, pois se a situação é essa, a TI assume que está em descompasso com o negócio e… Bom, leia um trechito:
Calma! Antes que eu seja apedrejado. Alinhar é o único caminho que nos resta quando não participamos do board.
Errr, eu não vou transcrever o artigo dele aqui.
Já passei a dica de leitura:
Alinhar TI aos negócios da empresa? Besteira!
Abrazon
El Cohen