Agora vai…
Durante os eventos www.helpdeskday.com.br um aspecto importante apresentado (e também no livro – www.livrohelpdesk.com.br) é que a qualidade da comunicação piora conforme o meio utilizado para transmitir a mensagem.
Isso significa que se o técnico está frente-a-frente com o usuário (consertando o PC dele, por exemplo), há uma grande chance de se fazer compreendido, ainda que seu vocabulário seja sofrível. Por gestos, repetição etc. ele chega lá.
Mas a pior delas é via MIDIADA (uma faq, base de conhecimento, email etc.).
Nesse caso é preciso saber escrever.
Ou pelo menos caprichar. Revisar. Procurar nova palavra e assim por diante.
Quer ver um exemplo banal?
Veja o que uma simples VÍRGULA pode fazer em seus textos.
Assista ao filme confeccionado pela ABI (Associação Brasileira de Imprensa):
Ou leia o texto abaixo:
Sobre a Vírgula (,)
Vírgula pode ser uma pausa… ou não.
Não, espere.
Não espere.Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4.
2,34.Pode ser autoritária.
Aceito, obrigado.
Aceito obrigado.Pode criar heróis.
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.E vilões.
Esse, juiz, é corrupto.
Esse juiz é corrupto.Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.Uma vírgula muda tudo.
ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.
Detalhes Adicionais
SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO í€ SUA PROCURA.
Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER.
Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM.
Abraços,
El Cohen