Essa é uma dica ao pessoal que realiza apresentações com slides (seja lá qual for o software) para seus clientes, técnicos, chefes, etc.:
O livro Beyond bullet points.
E já aviso 🙂 que não existe versão traduzida em português (ainda).
O livro é de 2005 e possui um conteúdo excelente. Ele convoca o pessoal a ir na contra-mão de uma facilidade criada pela Microsoft:
Os marcadores, aqueles tradicionais símbolos de bolinha, quadradinho etc. usados para separar os assuntos em tópicos dentro de um slide.
Na verdade ele não é contra os marcadores, mas acha que as apresentações podem ser muito, muito mais do que apenas listar itens…
O seu parágrafo na introdução do livro já diz tudo (pincei também algumas frases ao longo do livro):
Apesar dos marcadores (bullet points) tornarem fácil a criação de slides, nem sempre eles facilitam que nossa audiência compreenda o que desejamos informar.
(…)
Se você vai apenas ler os slides para mim, por que eu preciso estar aqui agora? Envie por email e lerei na minha sala!
(…)
As pessoas participam de apresentações para aprender sobre tópicos que são explicados por outra pessoa. Quando você só lê os marcadores, o slide está falando e não você.
(…)
O desafio de qualquer apresentação não é mostrar TODA a informação mas, ao invés disso, selecionar a informação CERTA a apresentar (texto meu: extirpado de um capítulo onde recomenda contar uma história, igual a Hollywood).
(…)
Quando seus slides são simples, minimizam o trabalho de sua audiência para compreender o que estão dizendo. Ao diminuir a atenção de sua audiência em slides complicados, você aumenta a atenção para você e suas idéias. O resultado é uma experiência multimídia que harmoniza os elementos visuais e verbais e contribui para um entendimento mais significativo.
Bem, eu não vou copiar pra cá todos os assinalamentos que achei interessante. Mas deixo ainda alguns links para uma leitura mais completa sobre o livro:
- Site da Amazon que contém comentários sobre o livro
- Blog do Garr Reynolds sobre algumas apresentações (e crítica ao Bill)
- O www.beyondbulletpoints.com repleto de idéias, dicas e sugestões
Abrazon
El Cohen