Let’s follow, boys!
Sobre o catálogo de serviços que é nosso assunto atual.
É comum encontrar tais documentos construídos de maneira relapsa, desatualizado e faltando conteúdo. O Help Desk / Service Desk absorve novas responsabilidades e esquece de documentar. Ou elas mudam, e a galera sem tempo para corrigir, até por que nem existe – às vezes – um responsável por isso.
Mas existe o outro lado do problema:
Um sujeito encarregado de criar o catálogo que, de tão obsessivo, documenta tudo, mas tudo mesmo!
Ora, o documento final resulta num arquivo de 400 páginas. Quem vai ler isso? Ninguém. Nem mesmo o pessoal de T.I.
Uma das premissas é que este documento possa ser lido por todos.
E que não seja muito grande, caso contrário pouca gente o lerá e perderá sua utilidade que é a de servir como parâmetro sobre os serviços prestados pela T.I. e administrar as expectativas.
Assim, tome lá cuidado ao gerar seu catálogo. Nada de informar “em que segundo depois da meia-noite” o backup de dados da área financeira é realizado.
Um grande abraço,
Cohen