OK.
Continuamos na seara do CMDB (Configuration Management Data Base), que é o repositório onde você alimenta e registra todos os itens que configuram algum tipo de serviço prestado. Mas que na prática, na maioria das empresas, envolve inventário de hardware.
A questão envolvida neste slide é:
Se você não tem um bom CMDB, cada vez que for “consertar” algum equipamento, precisará levar uma carreta de peças de reposição e ferramentas.
Você pode até achar graça disso, mas existem inúmeros casos no mercado. Em especial no atendimento a grandes parques instalados de empresas públicas que geralmente enfrentam dificuldades para se organizarem (aspectos políticos e financeiros), além da própria cultura a passo-de-tartaruga (GERALMENTE não significa todas!).
Assim, se você não sabe o que vai encontrar no equipamento que está lá no outro lado do estado (a 800 kms de sua sede), o melhor é estacionar um truck lotado de recursos para o conserto.
Claro, isso tem um custo relativamente alto (peças em demasia, espaço para carregar, estoque fora de controle, etc). Mas é o preço pela ausência de controle.
Já…
Se você mantém um bom controle sobre os equipamentos que oferece atendimento e assistência, suas dificuldades neste aspecto serão menores. E eu recomendo um software de coleta de inventário, alerta de mudanças súbitas, controle remoto e muuuuuuuuuuuita disciplina (de novo ela!).
Abraços,
Cohen
Oi Roberto,
Apenas por curiosidade, o Fireman tem o recurso de “avisar” mudanças súbitas no hardware?
Olá, Igor.
Tem sim essa funcionalidade, faz parte do módulo Firedog:
http://www.fireman.com.br/p-fdog.php
Abraços,
Cohen
Uma coisa útil que pode ser usado nestes casos, são ferramentas de diagnóstico de hardware, fabricantes como DELL, HP e outros utilizam disto para a manutenção correta dos equipamentos. EspecÃficamente em nossa empresa, todos os equipamentos são DELL, e sempre que temos problemas, efetuamos a verificação do hardware e os técnicos da DELL trazem exatamente o que está com erro.
Abraços,
Altevir