4HDConference – como foi…

Feito. Um novo jeito de aprender Help Desk e Service Desk está acontecendo em nosso paí­s. O evento se realizou no último sábado, na cidade de São Paulo. Estavam lá nove profissionais, gestores de departamentos de Help Desk e Service Desk. E eu, Roberto Cohen.

Eu imagino que algumas “formas” assustaram, logo de iní­cio, os participantes.

Primeiro, havia um cí­rculo de cadeiras universitárias (estas com braço). Nada de classes ou cadeiras dispostas uma atrás das outras.

Segundo, a personagem principal não foi o palestrante, coordenador, instrutor, sei lá como queiram chamar. A personagem principal foi o GRUPO.

O “método pedagógico” de aprendizagem foi rechaçado – professor vai lá na frente e desembucha durante seis horas a teoria, mais teoria, algumas gracinhas pra quebrar a monotonia, uns exemplos manjados e repetidos por uma eternidade. O que vale mais é o brilho do instrutor em conquistar a atenção dos presentes do que propriamente dito o conhecimento em questão.

O foco da conferência foi no “método andragógico“- envolvimento e engajamento dos participantes. Todos eram fonte de saber. E a intensa troca de experiências, conhecimentos, impressões e opiniões enriqueciam sobremaneira o evento e o aprendizado de cada um.

Subgrupos se formaram. Discutiram. Retornavam ao grande cí­rculo onde, facilitados por um coordenador, discutiam em conjunto – novamente – os subtemas.

Foi um show. Profissionais da Computécnica, Tecnocomp, Banco do Brasil, CAASP, UPS, Techware e Tata Consultancy passaram o dia envolvidos com um único tema: PESQUISA DE SATISFAÇÃO.

Quais as motivações estratégicas e operacionais para uma pesquisa de satisfação; diferenças entre expectativa, satisfação, insatisfação; cliente e usuário; eventos e relacionamentos. Avaliaram uma pesquisa e apresentaram sugestões (debaixo de muita polêmica, haha). Depois discutiram os vários métodos e respectivos benefí­cios e prejuí­zos para realização, como entrevistas, pesquisas impressas e eletrônicas e as pós-eventos.

Presumo que todos ficaram satisfeitos. Todas as fichas de avaliação apontaram a “excelência na metodologia“. Mas declarações como essas dizem tudo:

– Fui dormir tarde ontem. Pensei que ia cochilar aqui hoje, mas o tempo passou voando!

– Falei pra minha mulher ontem à noite: porra, tenho um treinamento amanhã. Caramba, o dia passou muito rápido…

Vamos tratar gente grande como gente grande.

Você perdeu? Tem mais em fevereiro, fique ligado.

Abraços

Cohen

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