Semana passada estive toda ela em São Paulo. Em função do Help Desk Day – lotado, mas isso comento em outro artigo – e de visitas comerciais.
No domingo fui até a Livraria Cultura e comprei o livro do Mansur – Governança de TI. Figura carimbada no cenário da T.I. corporativa nacional, o autor vive participando das listas de debate sobre ITIL e governança corporativa.
Gosto de gente assim. Que colabora e compartilha conhecimentos. E então me decidi a adquirir a obra da fera.
Comprei o livro com muitas expectativas. Paguei os R$ 53,00 (deixei outros tanto pelos livros que a minha filha comprou) e iniciei ali mesmo, na livraria, a leitura do mesmo.
Aliás, sou daqueles que risca livro.
Com lapiseira.
Mas comentários, observações, destaques, correções ortográficas, etc ficam todos direto na fonte, hehe.
O meu exemplar do livro do Mansur parece hoje um bloco de anotações de jornalista.
Mostro isso pra que você, meu leitor, saiba que REALMENTE LEIO os livros que indico. Não é publicidade ou amizade que baseiam minhas recomendações. Tento não colocar meu nome em fria.
OK, comentários sobre o livro:
Governança de TI é algo mais amplo que do que um Service Desk ou Help Desk. Mas aprender a mais nunca é problema. O ruim é saber de menos, hehe.
O livro do Mansur não é pra qualquer um. Está repleto de siglas e acrônimos que o autor não explica. Por que supõe que o leitor já as conheça. Corre um risco de encontrar um leitor leigo e este ficar sem saber do que se trata. Por outro lado, economiza a paciência de quem já as conhece (ITIL, CobIT, CIO, etc). Seria um verdadeiro porre ser obrigado a ler uma breve explanação a cada sigla.
Tem erros de revisão ortográfica. Não entendo como a editora tem revisores que passam batido por coisas simples. São raros, mas existem. Em relação ao autor, eu compreendo. Um volume enorme de informações pra condensar e compactar. E explicar. Sua principal preocupação deve ser com o conteúdo e não com detalhes. Pra isso a editora tem revisor. E essa daí… Hummm, sei lá, Mansur, puxa a orelha da turma.
É um livro nacional. Nada mais prazeiroso do que ler exemplos brasileiros. Do que ver um autor tupiniquim (apesar do sobrenome árabe) explorar nosso ambiente, levantar hipóteses e ter a coragem de apresentar conclusões. Leiam a página 139 onde escreve “no gráfico custo da auto-ajuda de TI fica claro que existe um formidável equívoco nesta estratégia.” A seqí¼encia do parágrafo é bomba mesmo em quem oferece self-service. Fiz questão de mostrar ao pessoal do Help Desk Day. É preciso muita coragem e auto-confiança pra afrontar um lugar-comum do mercado (oferecer tecnologia de auto-ajuda ao usuário).
O livro também traz um enfoque raramente lembrado pelos supervisores de Help Desk e Service Desk: o financeiro. “Retire o mouse de um micro e veja como o tempo para a execução de atividades triviais como cadastro de pedidos, propostas comerciais, vendas, entregas, etc, aumentará ou, então, como a ausência do telefone implicar em perder de negócios.” Também questiona se vale a pena resolver todos os problemas. Depende do esforço FINANCEIRO, segundo Mansur.
Pois fiquei muito empolgado com o livro.
E enviei uma mensagem de e-mail para o autor. E consegui me encontrar com ele na av. Paulista. Dar os parabéns. Mostrar meus comentários de leitor babão (fã é assim mesmo, tem que ser bem mala!).
E coletar um autógrafo!!!! Mira aí embaixo.
De maneiras que desejo reforçar uma idéia já expressa no texto que escrevi:
COMPRE O LIVRO
São R$ 53 muito bem aplicados.
Em você mesmo!
Abrazon
El Cohen
Boa Tarde Roberto Cohen!
Primeirmante quero parabenizá-lo por tudo!
Foi uma indicação de uma amigo o seu site..
Estou fazendo meu TCC sobre ITIL, estou correndo atrás mesmo, tenho que entregar meu trabalho até Novembro.
Comprei 2 livros para a ajudar: Gerenciamento de Serviços de TI na prática: Uma abordagem com base na ITIL e o Governança de TI, ambos excelentes, o do Ivan LuÃzio ainda não chegou. Vi sua obra e quero comprar o livro também..
Gostaria de estar mantendo contato com vc, se puder me esclarecer algumas dúvidas.
Grande abraço.
Muito sucesso e continue assim.
Elizângela
Olá, Elizângela.
Caramba, fico muito feliz com seu trabalho.
Espero que possa compartilhar conosco no futuro.
Sempre aprendemos com os outros.
Obrigado pelos elogios ao site.
Um detalhe: este livro é autoria do Ricardo Mansur.
Você clica na capa do livro (acima) e vai direto
para o site da livraria.
Abraços e novamente obrigado,
Cohen