Sugestão do Gartner: abrace o abacaxi

Hehehehe.

Forcei o tí­tulo do artigo, mas a impressão que tenho é esta mesmo.

Em um press-release da entidade cujo tí­tulo é “Gartner Says Companies Must Embrace Consumer Technologies as Additional Opportunities to Innovate” a sugestão:

As empresas usem a tecnologia que os consumidores estão trazendo para dentro das corporações para perceberem inovações a desenvolver.

Só que… Você compreende a extensão dessa idéia?

Usuários usam em casa MSN. Querem usar no serviço. Usuários adotam o Google e toda sua parafernália de facilidades (Reader, Picasa, ví­deo, orkut, etc). Vamos implementar isso na empresa?

Seu Help Desk está preparado para prestar suporte ao… ORKUT? Em várias empresas que visito, o pessoal faz exatamente o contrário: BLOQUEIA o acesso ao Orkut, Gmail, etc.

E o Gartner sugere o contrário (com o enfoque de explorar a inovação, mas vai sobrar pra quem? Help Desk)!

Vá devagar. A entidade não sugere algo indiscriminado. Mas ponha suas barbas de molho, por que ela antecipa tendências e breve você está sendo pressionado para isso.

Por isso, reserve alguns minutos para pensar sobre essa futura situação!

É uma mudança cultural. E profunda.

Por que antes a T.I. ditava o que era padrão. E o que não poderia ser usado.

Agora, de certa forma, são os usuários quem estão ditando o que se usa ou não. Ao menos essa é minha interpretação do texto do Gartner. Acompanhe:

Um usuário usa o Nero em casa para gravar CD’s. O pessoal da sua área de marketing, que usa o Nero em casa, vai querer fazer o mesmo com os CD’s promocionais da campanha. E que Nero é esse? Onde a T.I. vai arrumar isso? (E olhe que o Nero é algo bem manjado, os usuários podem fazer beeeem pior!).

Quem está bem nesta foto são os provedores de acesso. Eles já convivem com esta situação há muito tempo (usuário usando batedeira como modem para conexão de uma rede interna de Ipod, PCs, televisão, o escambau para acessar a internet).

Se liga, meu irmão!

Abraços,

El Cohen

PS: E ainda que não tenha sido esta exatamente a idéia do Gartner, é a minha, hehe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *