Tá lá!
Pesquisa da empresa Lopes e Borghi, publicada no IDGNow como Saiba quanto ganham os profissionais de tecnologia no Brasil mostrando os valores.
Achei o título curioso, já que a amostra pesquisada envolve apenas 48 empresas do estado de São Paulo, com faturamento acima de R$ 220 milhões e contratação sob regime de CLT.
Curioso por que…
É possível dizer BRASIL quando todas as empresas são de SÃO PAULO?
Mas faz parte da rotina jornalística a criação de manchetes para chamar nossa atenção. E, afinal de contas, São Paulo está no Brasil.
Contudo, a pesquisa tem alguns aspectos muito interessantes. O primeiro deles é justamente o fato de DEFINIR a amostra.
Disso a gente pode exercitar nossas faculdades intelectuais e realizar inferências.
Primeira conclusão
São Paulo, salvo raras exceções, é a locomotiva econômica do país. Pressupõe-se que nesta cidade se pague melhor. Assim, se São Paulo paga isso, é por que noutros lugares provavelmente os valores sejam inferiores.
De maneiras que, se você não mora em Sampa e ganha o que é apresentado na pesquisa, fique feliz.
Segunda conclusão
Também se baseia no aspecto acima.
Uma empresa com faturamento nesta faixa, certamente oferece uma série de benefícios-diretos como assistência médica, vale-refeição, compra com desconto na lojinha, etc.
Assim, se a sua empresa é de menor porte, talvez você esteja ganhando mais do que na pesquisa. Obviamente, por que você não ganhar alguns destes benefícios que citei.
E que talvez nem lhe interessem, dependendo das circunstâncias.
Terceira conclusão
Empresas de tecnologia nem sempre alcançam este faturamento.
Mas… A tecnologia é muito mais importante – e a sua tarefa – também para a sobrevivência da empresa.
É muito provável que valha a pena um chorinho com seu chefe para ganhar mais.
Sim, pois se o OBJETO da sua empresa é TECNOLOGIA, você deveria ganhar mais do que seu colega da fábrica de calçados (que talvez faça parte da amostra), onde a TECNOLOGIA DE INFORMÁTICA não é “must“, mas sim as esteiras de montagem de calçados.
Quarta conclusão
A mais bandida delas. E embaraçosa.
Veja as duas linhas que assinalei em amarelo.
Salário de um analista de help desk e, lá embaixo, bolsa-auxílio do estagiário.
Considerando que ambos tenham os mesmos benefícios diretos (vale-transporte, etc) e desconsiderando os indiretos (férias, FTGS, etc)…
É sacanagem, pombas!
Não sacanagem da pesquisa, pois ela só demonstra a realidade destas empresas.
Mas como assim? Como é que pode?
Alguém que dá suporte a todo o uso de tecnologia dentro de uma empresa, recebe, no final do mês, menos que um estagiário que – pela própria expressão – está ali para aprender!?
Eu não quero esmiuçar detalhes da pesquisa (“– Ah, mas a pesquisa tinha apenas um estagiário” ou “– Quem sabe…“) por que seria uma viagem sem-fim.
Mas…
Constatar essa realidade gera um sentimento doloroso.
Ao menos, em mim.
Meu conceito “ideal” de analista de Help Desk está mais para o padrão “norte-americano“: profissionais experientes, competentes para diagnosticar problemas, etc do que para o “brasileiro” que mostra jovens querendo ingressar na carreira de informática pela parte mais fácil que é o Help Desk.
E ao comparar os padrões e engolir esta pesquisa, percebo como ainda temos uma longa caminhada até a maturidade da classe.
Que passa também por melhores salários!
Abraços e compartilhem suas opiniões!!
El Co
Interessante sou analista de help….. agora me diga….. um analista de helpdesk deve ser submetido a montar um callcenter? ou seja,,, instalar diversas maquinas novas… carregar monitores de um andar ao outro de 17 polegadas, causando esforço fisico forçado….. faz parte?
Man: você tem que olhar no contrato de trabalho.
Não creio que a profissão seja regulamentada, por isso deve valer o contrato, mas quero comentar que é comum os analistas de campo realizarem instalação de novos equipamentos.
Quanto a carregar monitores de um andar para o outro, acho que você pode sugerir melhorias para sua chefia, caso contrário poderá ter danos na coluna e…
Ficar sem trabalhar, o que será ruim para ele. E para você.
Abraços
Cohen
Olá Cohen!
Tenho uma dúvida sobre a qual sindicato pertence as funções de Analista, Supervisor e Gerente de Service Desk.(?) Essas funções poderiam, por exemplo, serem registradas numa empresa da área de TI, mas que tem seus colaboradores vinculados ao Sindicato dos Comerciários? Ou teria que obrigatoriamente serem registradas no sindicato da categoria? Qual seria esse sindicato?
Parabéns pelo blog.
Émerson Silva
Recife/PE
Olá, Émerson. Taà uma coisa que não saberia lhe responder.
Há muito, quando era analista de sistemas de um banco, eu era bancário. Acho que vai pelo tipo de empresa que é.
Mas um contador ou o SEBRAE podem lhe ajudar melhor.
Boa sorte e obrigado pelos elogios,
Cohen
Olá trabalho como Analista de Suporte Téc. 12×36 das 19:00 as 07:00 gostaria de saber quanto é o adicional noturno pois recebo 30% e não sei quanto é ao certo poderiam me ajudar?
Olá, Paulo. A CLT estipula no mÃnimo 20% de adicional noturno. Pelo que vi, você está recebendo um pouco mais. Parabéns!
Pessoal, gostaria de uma opinião tenho formação para Tecnógolo em Informática com ênfase em Gestão de Negócios, e estou registrado na CLT como Técnico de Manutenção e agora a empresa quer me ajudar alterando o meu cargo de acordo com minha formação, qual o mais adequado? Cuido do TI da empresa e também do departamento técnico da empresa dando suporte nos produtos que ela vende, fazendo viagens em campo e também manutenção de laboratório. Alguma idéia? Obrigado
Boa tarde, Sou Analista de Help desk e e meu salário bruto é de R$ 1619,00, dando apenas suporte incial á usuários aqui em Porto Alegre. Acredito que o Salário de um Help chegue até a 2.000
Quem sabe analista de suporte Luiz.
Sou analista de help desk internacional, trabalho 8 horas por dia 100% antendimento telefonico e tudo em inglês e o meu salario é de R$ 1200,00. Tem alguma coisa errado não tem não??