O autor do blog The IT skeptic continua bombardeando as pesquisas de sucesso do ITIL.
No artigo denominado com o mesmo título – The Emperor has no clothes. Where is the evidence for ITIL – deste post ele detona aquelas que mostram como o ITIL tem sido útil para as empresas e faz uma analogia com o conto de fadas de Christian Andersen.
Nele, malandros passam a perna no rei, um sujeito muito vaidoso. Prometem uma roupa que seria invisível para aqueles que não desempenhassem bem suas tarefas ou fossem estúpidos. Ou seja, na ansia de comprar algo que prometeria coisas incríveis, o rei é passado para trás e ainda fica “alegre” com o conceito.
O texto inteiro deste conto pode ser lido em O fato novo do imperador.
Bem, retornando ao assunto, o autor do blog contesta uma série de resultados apresentados em pesquisas. Informações que não podem ser comprovadas, como no livro An Introductory Overview of ITIL:
- Over 70% reduction in service downtime
- ROI up by over 1000%
- Savings of £100 million per annum
- New product cycles reduced by 50%
Ou seja, como avaliar que tais informações são verídicas?
Vai além, mostrando como muitas pesquisas são patrocinadas pelos próprios interessados (HP e outros) em realizar os serviços de ITIL. Depois, aponta também pesquisas (indicando as fontes) onde corporações não conseguem apresentar casos práticos de sucesso.
Pra quem lê inglês, ele ainda fez uma continuação do artigo, que pode ser lida em The Emperor Still Has No Clothes: no evidence for ITIL.
Na verdade, o bloguista não é contra o ITIL. Ele teme, isso sim, o culto ao ITIL, como uma forma de religião, onde não se questiona números, pesquisas, idéias, nem nada. Um comportamento quase como um rebanho de carneiros. Isso fica bem claro em seu artigo ITIL the cult.
Eu eu concordo com ele.
Não sou contra o ITIL.
Mas preocupa-me frases, com o próprio bloguista do ITSkptic registrou:
- “- Você não tem certificado ou treinamento”
- “- Fazemos exatamente como está no livro e ponto!”
Dê uma lida nos artigos indicados.
Não se trata de ser contra. Mas de ter maturidade para julgar o que se lê e escuta. Comparar. Conhecer outros métodos e frameworks. Avaliar o que faz sentido dentro de sua corporação e o que não faz. O é exagero. Conversar. Pesquisar.
Abraços
Cohen
è um assunto bem delicado seu Cohen! Ao meu ver pelo menos. Devemos avaliar as metas e a missão da empresa. Eu vou fazer meu TCC em cima de ‘Qualidade em Service Desk com Práticas de ITIL’. Mas pelo que eu andei lendo por ae eu ja estou pensando em desenvolver ‘Qualidade em Service Desk com (algumas) Práticas de ITIL’, pois acho interessante as metodologias, não todas, pois não são aplicáveis onde eu trabalho. Não pra virar ‘xiita’. Está de parabéns pela postagem.