Saiu na InformationWeek – clique aqui para ler a notícia.
A empresa SupportSoft realizou uma pesquisa que avaliou dois milhões de incidentes em 20 empresas de atuação global (nenhuma delas foi citada, por isso vamos avaliar a informação apenas a nível de curiosidade).
Quais são os principais motivos geradores de chamadas ao Help Desk?
- Lá em cima, com 75% de chamados, dificuldades com senhas
- Lá embaixo, misturado com outros, falhas em hardware com 16%
- Outros 16% em dificuldade com software corporativo (ERP, etc)
- 12% gerados em situações de acesso à rede
- 11% relacionados a questões com email
Fiz um gráfico para ilustrar melhor:
E aí me dei conta duma coisa:
Os números da reportagem dizem uma coisa, o gráfico outra.
Simplesmente somando os percentuais da reportagem resulta em um valor superior a 100%.
Retornei ao site para ver se não tinha cometido um engano. Não. Anotei os valores corretamente. Tentei um contato com a repórter via e-mail. No answer. Visitei o site da empresa que fez a pesquisa. Não encontrei o documento para download ou exame.
E pior: agora a pesquisa se propaga pela internet, já estando disponível aqui:
Na INFORWORLD!!!
E agora? Como confiar em tais números?
Please, quem souber a resposta ou quiser mostrar onde estou titubeando e não vendo o óbvio, manifeste-se!
E eu que já ia escrevendo um artigo sobre o assunto, hein?
Abraços
El Cohen