TOP FIVE – O que gera mais incidentes?

Saiu na InformationWeek – clique aqui para ler a notí­cia.

A empresa SupportSoft realizou uma pesquisa que avaliou dois milhões de incidentes em 20 empresas de atuação global (nenhuma delas foi citada, por isso vamos avaliar a informação apenas a ní­vel de curiosidade).

Quais são os principais motivos geradores de chamadas ao Help Desk?

  1. Lá em cima, com 75% de chamados, dificuldades com senhas
  2. Lá embaixo, misturado com outros, falhas em hardware com 16%
  3. Outros 16% em dificuldade com software corporativo (ERP, etc)
  4. 12% gerados em situações de acesso à rede
  5. 11% relacionados a questões com email

Fiz um gráfico para ilustrar melhor:

E aí­ me dei conta duma coisa:

Os números da reportagem dizem uma coisa, o gráfico outra.

Simplesmente somando os percentuais da reportagem resulta em um valor superior a 100%.

Retornei ao site para ver se não tinha cometido um engano. Não. Anotei os valores corretamente. Tentei um contato com a repórter via e-mail. No answer. Visitei o site da empresa que fez a pesquisa. Não encontrei o documento para download ou exame.

E pior: agora a pesquisa se propaga pela internet, já estando disponí­vel aqui:

Na INFORWORLD!!!

E agora? Como confiar em tais números?

Please, quem souber a resposta ou quiser mostrar onde estou titubeando e não vendo o óbvio, manifeste-se!

E eu que já ia escrevendo um artigo sobre o assunto, hein?

Abraços

El Cohen

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