Dia 16 de novembro o mantenedor do blog www.itskeptic.org questionou no artigo What You Need to Know About “ITIL Compliant” do site on-line ITSMWatch.com o hábito de software-houses e da própria Pink Elephant: o uso inadequado da expressão “ITIL Compliant“.
Bill Irvine, consultor executivo da empresa contra-argumentou no dia 30/11.
O mantenedor do blog afirma que o ITIL é tecnologicamente agnóstico. Ou seja, independe da tecnologia em uso. Pode ser feito até com os famosos Post-it da 3M. E do jeito que a coisa vai, segundo o bloguista, a 3M logo logo dirá que seu produto (Post-It) é “ITIL Compliant“.
Seus argumentos no texto são muito bons. Não existe uma certificação FORMAL de ITIL para ferramentas de software. O que existe é uma certificação COMERCIAL por parte da Pink e que, no entender do articulista – que ninguém sabe o nome! -, não é das melhores abordagens ao assunto.
Em seguida, aponta algumas perguntas a serem feitas à empresa de software que diz que seu produto é “ITIL Compliant“:
- Quem diz que seu produto está nesta categoria ou que suporta ITIL pode informar para qual nível de maturidade e em que competências?
- Quantos desenvolvedores da ferramenta são ITIL Masters?
- Só por que a ferramenta utiliza a nomenclatura ITIL não significa que suporte o ITIL.
- Quantos desenvolvedores possuem outras certificações além do ITIL Foundations?
E vem uma penca de questões. Muito interessante a apresentação das idéias, no artigo que já citei lá em cima.
Em seguida, alguns dias depois, Bill Irvine da Pink redigiu e publicou uma matéria com seus argumentos.
O próprio Bill, no artigo Pink Elephant’s PinkVerify Proves Compatibility, Not “Compliance”, desmistifica a questão. O que a Pink faz é comprovar a compatibilidade com as linhas gerais do ITIL, uma vez que o mesmo não é um padrão onde funcionalidades do tipo “sim” ou “não“. Ou “atende“, “não atende” possam ser conferidas.
Achei interessantes os argumentos de ambas as partes.
Pior do que ter uma opinião errada é viver na ignorância e ser “conduzido” por especialistas ou autoridades na área.
Eu não estou muito preocupado com o aspecto do software ser ou não ser aderente, compliance, etc e tal, mas como o uso do poder da informação.
Já visitei empresas pra caramba que exigiam produtos “ITIL Compliance“, quando… Nem mesmo sabiam este significado. í? quase uma coisa do tipo: “– Se o rei usa, eu também quero uma assim!“. E pior: a própria Pink esclarece isso no artigo acima.
Está colocada aqui uma idéia.
Let´s talk about it.
Abraços
El Cohen
Alguém pode me informar as opções mais reconhecidas no mercado, de solução em helpdesk aderente com ITIL.