Hehehehe…
Eu não posso negar que é charmoso, ainda mais no ambiente corporativo de TI, usar jargões em inglês, abreviaturas, acrônimos, aos montes.
Mas tudo tem limite, hein, gente?
“Desenvolver soft e hard skill nos técnicos de Help Desk e Service Desk?”
Pô, tem jeito elegante de falar isso em português também!
User Competências Técnicas (hard) e Competências Interpessoais (soft) é uma boa alternativa. As primeiras podem ser obtidas através dos treinamentos formais de fabricantes (Microsoft, Cisco, IBM, etc) e as segundas, através de outros mecanismos.
Um deles um já recomendo:
O livro da Fela Moscivici chamado “Desenvolvimento interpessoal” que traz boas recomendações sobre o tema.
Segue algumas “palhinhas” do livro:
“Competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada uma e às exigências da situação.”
Mais um tantinho:
“A habilidade de lidar com situações interpessoais engloba várias habilidades, entre as quais: flexibilidade perceptiva e comportamental, que significa procurar ver vários ângulos ou aspectos da mesma situação e atuar de forma diferenciada, não rotineira, experimentando novas condutas percebidas como alternativas de ação. Desenvolve-se, concomitantemente, a capacidade criativa para soluções ou propostas menos convencionais, com resultados duplamente compensadores: da resolução dos problemas e da auto-realização pelo próprio ato da criação, altamente gratificante para as necessidade do ego (estima) na hierarquia de Maslow. Outras habilidades consistem em dar e receber feedback, sem o que não se constrói um relacionamento humano autêntico, coducente ao encontro eu-tu, de pessoa a pessoa, ao invés da relação eu-isto, de sujeito a objeto, na concepção de Martin Buber. Assim, ampliam-se a capacidade perceptiva e o repertório comportamental do indivíduo saindo dos limites estreitos da conduta estereotipada do dia-a-dia.”
Abração
El Cohen