Estive relendo com mais calma a primeira pesquisa “HDI Best Pratices Brasil 2005“.
Sou associado do HDI – norte-americano – há um tempão e considero estes trabalhos de pesquisa importantes uma barbaridade para nosso setor. Apesar de não podermos levar ao pé da letra cada resultado (pois ninguém sabe direito a formação do público pesquisado), em termos gerais oferecem dados bem plausíveis.
Mas o que não deu pra agí¼entar foi que a pesquisa NACIONAL (que tem em seu nome Brasil), tenha levantado a pergunta “15 – Qual a ferramenta de gerenciamento/tracking de problemas é utilizada em sua empresa” e…
Nenhum produto nacional tenha constado nela!
Nos resultados aparecem Vantive, Peregrine, Track-It, Footprints (representada pelo Carlos Sacco, que também representa o HDI no Brasil), Computer Associates, Clarify, Axios e desenvolvimento interno. O gráfico resultou em um total de 58% das respostas.
E os outros 42%?!?!
Fala sério aí, HDI, onde estão os players locais, tão bons quanto os produtos estrangeiros?
Não é possível que não constem ferramentas como Fireman, Automidia, Trauma Zero, Qualitor, TreeTools HelpDesk-3, Relativa Manager, True e outros!
Mas que pesquisa nacional é essa que não tem cheiro de Brasil?!
Espero que na próxima – e que venha, por que a comunidade precisa de projetos desta envergadura – seja incluído um tempero tupiniquim na amostra.
Grande abraço a todos e respondam ao questionário quando solicitados, pessoal!
Não adianta querer só o filé de ler a pesquisa quando estiver pronta; tem que se envolver, coletar e repassar os dados para que o HDI possa gerar um espelho o mais próximo possível da nossa realidade.
Grande abraço a todos
El Cohen
A imagem acima é um pedaço da página 25 do documento “HDI Best Practices Brasil 2005”, publicado pelo https://www.hdibrasil.com.br em 2006.
Pessoal, tive acesso a esta pesquisa da HDI até porque fui um dos que respondeu o questionário. Parece-me que foi a primeira pesquisa do gênero com a intenção de focar o mercado brasileiro de Service Desk. Acredito que é um item que será aperfeiçoado a partir das próximas pesquisas e passemos então a ter acesso a dados mais concretos da nossa realidade local, até porque este tipo de material é muito importante para servir como balisador em negociações contratuais, indicadores e tomadas de decisão.
Flavio,
1. NÃ?O FOI A PRIMEIRA PESQUISA. A primeira, com nenhuma modéstia, foi a do HDO a qual tive oportunidade de coordenar e que pode ser acessada no site do HDO ou na minha pessoal, em http://www.robertocohen.com.br.
2. Ã? claro que este é um trabalho importantÃssimo para o mercado. Mas se a gente não criticar, como eles podem melhorar???
Abração pra ti,
El Cohen
Amigo Roberto, não estou criticando a sua critica….Apenas dando a minha visão. A sua opinião com certeza tem procedência visto a sua vasta experiência na área. Abs.