Já me questionei várias vezes na vida sobre iniciar de maneira beeem planejada, ou iniciar fazendo algo, ainda que um template, e depois ir corrigindo as coisas conforme o barco.
Não creio que uma ou outra maneira sejam a mais certa ou mais errada, mas é possível inferir alguma conclusões destes dois comportamentos.
Quem planeja muito tem espírito de EMPRESÁRIO. Analisa os prós e contras, constrói empresas, negócios, empreendimentos, organizações.
Quem faz acontecer no nada, tem arroubos de EMPREENDEDOR. É quem coloniza o oeste americano (ou o Brasil, hehehe), faz surgir algo onde nada havia, explora o pólo norte antes de todo mundo.
Qual é melhor?
Não dá pra avaliar. Depende do momento, da situação. Aliás, quase todo mundo tem um tanto de cada coisa. Alguns, mais um tipo; outros, mais o outro. Ah, alguns não tem nada de coisa alguma, e por isso buscam outros objetivos ou modos de se ajeitar na vida.
Eu, confesso, estou mais para empreendedor. O desafio de criar e fazer algo surgir do nada me agrada. Fiz o primeiro site sobre a cultura gaúcha na internet, ajudei a desenvolver um dos primeiros softwares nacionais para Help Desk, junto com uma sócia oferecemos ao mercado os primeiros treinamentos específicos na temática de suporte técnico (já não sou mais membro deste empreendimento), e por aí afora.
Agora, minha nova meta é desenvolver grupos coesos e mais maduros na área de Help Desk e Service Desk. Enquanto todos se preocupam por demais com processos e tecnologia, vou colaborar para que esses dois temas funcionem bem com as pessoas, sem sabotagem, luta-e-fuga, ranços e outras facetas prejudiciais.
Vamos ver o que acontece 😉